Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

A Universidade Federal do Espírito Santo – UFES com apoio da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) têm se destacado no cenário educacional ao longo dos anos, promovendo iniciativas que impulsionam a inovação e a excelência profissional. Um exemplo notável é o planejamento e a execução do Programa de Especialização em Segurança do Processo, que teve uma única turma e desempenhou um papel crucial na formação de profissionais capacitados para lidar com desafios complexos na área de segurança industrial.

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Segurança de Processos desenvolveu no profissional a habilidade de gerenciar riscos de processos industriais de maneira estruturada. Desde o projeto básico até a descontinuidade dos processos produtivos, o programa abrangeu todas as fases da vida útil e produtiva, incluindo operação, inspeção e manutenção.

A formação oferecida pela UFES, com apoio da FEST é a base para a implementação de uma governança eficaz em segurança dos processos industriais. O foco estava na prevenção de acidentes que possam resultar em perdas humanas, impactos ambientais e danos materiais significativos. Essa abordagem proativa visou evitar paralisações, garantir a continuidade dos negócios e proteger a reputação da empresa.

Profissionais que foram treinados por meio desse programa tornam-se agentes de mudança na indústria, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro, a proteção do meio ambiente e a eficiência operacional. A aplicação prática dessas habilidades resultou em benefícios tanto para as empresas quanto para a sociedade em geral.

Pular para o conteúdo