Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

A busca por aprimorar o bem-estar social e a qualidade de vida das comunidades locais muitas vezes se ancora na atuação da gestão pública municipal. A colaboração entre a Fundação Espírito-santense de Tecnologia e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) emerge como um marco promissor para fortalecer a capacidade institucional, o planejamento territorial e o desenvolvimento sustentável de Piúma, município do Espírito Santo.

Ao considerar o contexto nacional, influenciado pela descentralização do Estado e pelas transformações sociais, políticas e culturais das últimas décadas, torna-se evidente a necessidade de adaptar a gestão pública aos novos desafios. A reestruturação da economia global e a busca por maior qualificação profissional impulsionam a necessidade de repensar estratégias locais de desenvolvimento.

Coordenado pelo Professor Doutor da UFES Alvim Borges da Silva Filho, do Departamento de Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Econômica, o projeto surge da identificação de lacunas na capacidade institucional, planejamento de longo prazo e instrumentos de gestão do território em Piúma. A parceria estratégica entre a Fundação e a UFES busca abordar esses desafios por meio de uma investigação detalhada.

Partindo de conceitos amplos de capacidade institucional, que envolvem desde aspectos administrativos e políticos até a capacidade de arrecadação fiscal, o projeto pretende analisar em três dimensões essenciais: administrativa, política e fiscal. Esta estrutura metodológica visa a compreensão holística da situação e necessidades da Prefeitura Municipal de Piúma.

Um dos principais focos da investigação é a falta de um planejamento de longo prazo alinhado com valores contemporâneos para direcionar ações públicas em prol do desenvolvimento sustentável. A ausência ou desatualização de instrumentos de planejamento e gestão do território também é um ponto crucial a ser abordado.

Destaca-se a importância de não apenas identificar os desafios, mas também de criar uma “inteligência pública municipal”. Essa construção visa estabelecer uma nova cultura organizacional, pautada na transparência, participação da sociedade local e na capacidade de compreender a complexidade da realidade, buscando soluções alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS-11, voltado para Cidades e Comunidades Sustentáveis.

O projeto “Capacidade Institucional, Planejamento Territorial E Desenvolvimento Sustentável de Piúma/ES” representa um primeiro passo determinante na jornada para promover mudanças significativas. Sua intenção é criar bases sólidas para a construção de uma gestão pública mais eficiente, participativa e comprometida com o desenvolvimento sustentável, trazendo à tona uma nova era de progresso e bem-estar para Piúma.

 

Projeto 1170

Pular para o conteúdo