Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

Vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica/Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o projeto tem como objeto de estudo os escoamentos transientes (golfadas) e o comportamento de variáveis de processo em tubulação considerando a presença (ou não) de um elemento amortecedor de golfadas.

Busca-se ainda, estudar possíveis otimizações de projeto de ferramentas para diminuir o efeito deletério destas sobre a emulsão, de modo a mitigar o impacto sobre a DTG (Distribuição de Tamanho de Gotas), e escoamentos multicomponentes (emulsão) em hidrociclone com o objetivo de avaliar a eficiência de separação da água em óleo e o efeito sobre a DTG.

O projeto visa atacar o problema de escoamento água-óleo em duas frentes: a primeira avaliará como se comporta a DTG da emulsão quando o escoamento está sujeito a um transiente de golfadas; e quando o escoamento se depara com acidentes de linha (geometrias específicas) utilizadas atualmente ao longo do trecho poço-plataforma ou geometrias otimizadas que poderão ser objeto de patente.

A segunda frente já trabalhará no desenvolvimento de uma ferramenta para minimizar a presença de água em óleo ainda na linha de produção entre o poço e a plataforma, sendo necessário conhecer qual é o impacto desta geometria na DTG de água na fase de óleo a jusante da ferramenta que seguirá até a plataforma.

O projeto é classificado na modalidade de pesquisa, cujo seu principal objetivo é a produção de novos conhecimentos dissociada do ensino e da extensão.

Projeto 828

Pular para o conteúdo