Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

Este projeto tem como um dos seus principais objetivos a avaliação da distribuição do tamanho de gota de emulsão (DTG) de escoamento de petróleo. A proposta inicial é de que essa análise seja feita durante o processo de produção, desde o poço de petróleo até o vaso separador.

A pesquisa também pretende que todas as análises propostas em seu escopo tenham caráter teórico e experimental, por meio do escoamento de fluidos-modelo em escala laboratorial, mas mantendo a similaridade hidrodinâmica da emulsão.

Essa é uma iniciativa cuja justificativa aponta que, devido aos efeitos cisalhantes e turbilhonares, o escoamento de petróleo nas linhas de produção, a partir do poço até a plataforma, promove a redução do tamanho de gotas presentes na emulsão óleo-água e quanto menor o tamanho de gotas, mais trabalhoso será o processo de separação das fases do escoamento. Diante disso, fica claro que essa é uma etapa necessária para o enquadramento das propriedades do óleo exportado.

 Resultados esperados

Com a implantação do projeto “Evolução da Distribuição do Tamanho de Gotas de Emulsões na Linha de Produção”, espera-se que os estudos propostos sejam voltados para os seguintes aspectos:

  • Análise da reologia de emulsões de fluidos modelo hidrodinamicamente similares a emulsões de petróleo;
  • Análise paramétrica sobre a influência das propriedades do escoamento de emulsões sobre a distribuição do tamanho de gota – DTG;
  • Avaliação da importância de válvulas e tubos no processo de quebra de gotas em escoamento de emulsões-modelo hidrodinamicamente similares ao escoamento de emulsões de petróleo;
  • Determinação dos parâmetros de influência na similaridade hidrodinâmica de escoamento de emulsões de petróleo e fluidos modelo;
  • Visualização e avaliação estatística do processo de quebra de gotas em escoamento de emulsões-modelo hidrodinamicamente similares a emulsões de petróleo.

O projeto, no modelo em que está sendo proposto, terá um custo de R$ 4.218.433,49, em investimentos oriundos da Petrobras, e que deverão ser aplicados de acordo com o cronograma de execução da proposta.

Projeto 840

Pular para o conteúdo