Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

O objetivo deste projeto é a cooperação para desenvolvimento de pesquisa aplicada ao setor de óleo e gás. Realizado por meio do Departamento de Tecnologia Industrial do Centro Tecnológico, tem grande potencial em produzir conhecimento, especialmente no que se refere à termodinâmica da precipitação de sais inorgânicos. 

Resultados

Dentre os principais resultados esperados com a implantação do projeto estão a predição da taxa de precipitação de sais inorgânicos (calcita e barita) em função das principais variáveis operacionais e das espécies químicas envolvidas; previsão da alteração das propriedades físicas de emulsões pela presença de sais inorgânicos; estimativa do efeito do acúmulo de sólidos inorgânicos em elementos de contenção de areia, sob influência de suas principais variáveis operacionais; e formação de recursos humanos a nível de graduação e pós-graduação será medida através de trabalhos de conclusão a nível de graduação e pós-graduação.

Recursos tecnológicos a serem utilizados

Durante a fase de funcionamento do projeto serão utilizados equipamentos e infraestrutura disponíveis no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), sendo eles: laboratório de unidades experimentais de petróleo e gás e laboratório de computação de alto desempenho. Também contará com a estrutura do laboratório de reologia, de equipamentos e infraestrutura do Centro Tecnológico.

Investimentos

O valor total do projeto está estimado em R$ 3.648.166,69.Os recursos serão provenientes da Petrobras e serão aplicados conforme a planilha orçamentária do Projeto.

 

Projeto 745

Pular para o conteúdo