Este projeto visa a oferta de formação continuada para 1 mil professores da educação básica, vinculados às escolas públicas, que estejam em exercício de suas funções em classes de crianças com deficiência intelectual.
Com a proposta inicial de funcionar no formato EAD, ou seja, a distância, o “Curso de Extensão em Alfabetização e Produção de Materiais para Estudantes com Deficiência Intelectual” pretende integrar o conjunto de ações para reduzir as lacunas existentes na formação de professores da educação básica a fim de trabalhar com crianças surdas e com deficiência visual.
Vinculado às atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o curso deve contar com atividades desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales) e do Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Educação de Surdos (Gpaes).
Carga horária
O projeto pretende cumprir carga horária de 180 horas de atividades destinadas aos professores participantes do curso, dando a eles todas as condições possíveis para aplicarem em suas respectivas salas de aula, de maneira eficaz, o que foi aprendido ao longo da formação ofertada.
Investimentos
Os investimentos previstos para a implantação do projeto alcançam o valor de R$ 64.770,10, recursos que, a princípio, serão provenientes de repasse do Ministério da Educação (MEC).
Projeto 1084