Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

O projeto “Certificação de proficiência em línguas” tem como objetivo o estabelecimento de certificação de proficiência em línguas da Ufes, através da elaboração, aplicação e correção de provas de proficiência, no âmbito do Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. O projeto possui a coordenação do Professor Pós-Doutor Leni Ribeiro Leite, do Departamento de Línguas e Letras da Ufes.

Considerando à internacionalização das Universidades Brasileiras, expressos através de uma série de iniciativas que privilegiam e promovem o aprendizado e o conhecimento de idiomas pelos diversos atores da comunidade acadêmica, bem como o impulso à formação de laços entre instituições nacionais e internacionais, dentre as quais se conta a Universidade Federal do Espírito Santo.

Desde 2013, passou-se a atender pedido dos Programas de Pós-Graduação da Ufes de certificação de proficiência para ingresso na pós-graduação. Em paralelo, também a Secretaria de Relações Internacionais tem demandado atendimento do Núcleo de Línguas, na certificação para mobilidade in e out de alunos de graduação e pós-graduação, no atendimento a editais variados.

Tendo, no entanto, se consolidado esta demanda, justifica-se a necessidade deste projeto, para que se institua e sistematize um projeto unificado de gerenciamento das provas de proficiência sob a responsabilidade do Núcleo de Línguas-Ufes.

Dentro desta demanda, incluem-se três tipos de provas de proficiência, a saber: i) as que são elaboradas, aplicadas e corrigidas pela equipe deste projeto, junto ao Núcleo de Línguas; ii) as que são elaboradas por outros órgãos e instituições, mas aplicadas e corrigidas pelas bancas compostas pelo Núcleo de Línguas; e iii) as que são elaboradas e corrigidas por outros órgãos e instituições, mas aplicadas pelo Núcleo de Línguas.

Projeto 817

Pular para o conteúdo