Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

O projeto Museu de Ciências da Vida (MCV) visa à promoção, difusão e popularização em torno da vida e do corpo humano. Entre os principais objetivos da ação estão a manutenção das condições adequadas para funcionamento do MCV, bem como do laboratório de “plastinação”, o que inclui aquisição de equipamentos, estrutura física e de insumos diversos.

Contando com o apoio da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), a proposta também inclui, ainda, o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de atuação do museu e para além delas, criando, assim, oportunidade de participação para os alunos de graduação de pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e de demais instituições de ensino. 

A promoção de cursos, palestras, formações continuadas para professores e de exposições itinerantes, também  é parte do escopo desse projeto, cujo investimento previsto alcança os R$ 250 mil.

A justificativa do projeto traz à tona o fato de que a educação científica, no Brasil, ainda é um desafio a ser superado. A maioria esmagadora da população vê o conhecimento científico como algo distante e inalcançável, pois grande parte das escolas brasileiras não possuem qualquer estrutura de laboratório de ciências .

Além disso, os  professores não contam com a  formação nem com as  ferramentas ideais para que este tema seja trabalhado de maneira efetiva. E, é a partir dessa perspectiva, que esse projeto também tem como objetivo principal manter e oferecer à comunidade um instrumento de ensino não formal, que promoverá a difusão do conhecimento científico de qualidade para todos os públicos. 

Por meio da expansão e popularização do conhecimento científico oportunizadas pelo pleno funcionamento do MCV, haverá grande transformação social pela educação no estado do Espírito Santo, uma vez que as visitas a mostras e exposições de ciências são ferramentas poderosas e eficazes para a transformação socioeducativa de um povo.

Projeto 929

 

Pular para o conteúdo