Fundação Espírito-santanse de Tecnologia

TELEFONE:
(27)3345-7555

E-MAIL:
superintendencia@fest.org.br

Vinculada ao Centro de Ciências da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), essa é uma proposta cujo principal objetivo é o desenvolvimento do projeto de pesquisa: “Análise de asfaltenos e suas subfrações por FT- ICR MS”, ou seja, o que se pretende neste trabalho é realizar estudos acerca de fracionamentos de asfaltenos por meio de solventes e também de materiais adsorventes. Nesse caso, a ideia inicial é que as frações sejam caracterizadas por infravermelho, análise elementar, análise de metais e, também, por técnicas analíticas de alta resolução.

Como ponto de partida para a justificativa do projeto em questão, ressalta-se o fato o fato de que os asfaltenos estão associados a diversos problemas na indústria de petróleo, tanto nas etapas iniciais do fluxo de trabalho quanto na logística, envolvendo o transporte dos produtos das refinarias para os locais de consumo. Isso se deve à facilidade que o material possui de se agregar e se depositar em diferentes superfícies.

Tendo em vista esses aspectos, mostra-se necessária a realização de estudos que determinem a estrutura molecular dos asfaltenos, seus agregados, os mecanismos de formação, composição química, bem como seu comportamento físico-químico. Com isso, será possível aprimorar o processo de produção e também desenvolver um modelo de tratamento que reduza, consideravelmente, os problemas associados a esse material.

Os resultados esperados ao longo da realização do projeto são: confirmar as potencialidades da técnica de MS como ferramenta analítica para estudos em petroleômica de amostras de asfalteno, determinar quais são as principais classes  heteroatômicas presentes no material, determinar a eficiência do método de subfracionamento a partir de seus parâmetros físico-químicos, dentre outros.

Os investimentos voltados para a estruturação e implantação do projeto são estimados em R$1,3 milhão, fruto de um termo de cooperação entre a Ufes, a Petrobrás e a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest).

Projeto 830

Pular para o conteúdo